Este é um dos principais canais de divulgação do que ocorre em Osasco, Partido dos Trabalhadores, Movimentos Sociais, Esportes, Cultura, Lazer e qualquer tema que necessite da intervenção popular direta, assegurando assim a participação no cenário político, social, cultural de nosso Município. Com Atualizações frequentes, noticiaremos matérias, reportagens, informativos, fotos, eventos, vídeos e agendas, que venham contribuir para a universalização da informação e liberdade de expressão.

31 de jan. de 2012

Terapia criada no Ceará ganha espaço em Osasco

O método da “Terapia Comunitária”, surgido há 20 anos no Pirambu, um dos bairros mais pobres de Fortaleza, chegou a Osasco e tem cumprido seu papel de tratar vítimas de transtornos emocionais e aflições dentro da própria comunidade, sem qualquer uso de medicação.
As reuniões acontecem todos os dias “para falar dos problemas, ouvir histórias e se aproximar do outro”, definiu a psicóloga e uma das terapeutas comunitárias de Osasco, Kátia Nascimento.
Terapia Comunitária o Remédio é a Palavra
Implantado pela Secretaria de Saúde de Osasco, em parceria com o Ministério da Saúde em março do ano passado, o método terapêutico é mais uma conversa entre amigos do que um tratamento.

A abordagem tem como foco o sofrimento, e não a doença, como nas sessões individuais. Por isso, não pode substituir as psicoterapias, apenas complementá-las, esclarece a especialista.
A Terapia Comunitária propõe uma aliança entre a sabedoria popular e o conhecimento científico, criando espaços de tratamento onde o remédio é a palavra. As sessões são sempre acompanhadas por um terapeuta comunitário, que nem sempre é um psicólogo.
“Quem tem interesse em ministrar as sessões passa por um curso de um ano, que é dividido entre teoria e vivência”, explica Kátia.

As rodas de conversa são realizadas em postos de saúde, hospitais e paróquias da cidade. Acontecem sempre em círculo e tem quase sempre a mesma dinâmica. “Primeiro damos as boas vindas, explicamos o objetivo da roda, passamos as regras do programa e as pessoas começam a falar. Às vezes a sessão é temática e todos podem perguntar”, revela a terapeuta.
Falar dos outros, conselhos e sermões estão proibidos. Ao contrário das músicas que tenham a ver com o tema, piadas, comes e bebes. As rodas da terapia comunitária são livres, não há restrições de idade ou sexo e não é necessário se cadastrar, basta comparecer.

Programação

Segunda-feira
Novo Osasco
14h30 – Igreja Nossa Senhora da Graça – Rua N.S da Graça, 272
City Bussocaba
15h00 – Parque Chico Mendes, sala do aquário – Rua Lázaro Suave1 15

Quarta-feira
9h30 – UBS Jardim Aliança – Avenida Bandeirantes, 550

Sexta-feira
9h30 – Comunidade Nossa Senhora da Graça – Avenida Clóvis Assaf, 455

Fonte : Visão Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário