Pela manhã, compuseram as mesas: O secretario de finanças do PT Estadual Irineu Casemiro, o secretario de assuntos institucionais do PT Osasco Eduardo Dias, o dirigente Rítalo Alves Lins, o presidente do PT de Osasco e vereador João Góis, a Secretaria de Educação da prefeitura de Osasco Mazé Favarão, o presidente da câmara dos vereadores Aluísio Pinheiro, o prefeito de Osasco Emidio de Souza e o deputado federal João Paulo Cunha. Também participaram do encontro, o Coordenador da Microrregião Osasco PT e Presidente da CMTO Valdir Roque, o deputado estadual Marcos Martins e sua esposa Sueli e os vereadores Nelsinho e Valmir Prascidelli.
Após as falas dos companheiros da mesa, os filiados fizeram intervenções e perguntas aos debatedores. A grande questão abordada foi à reforma política, mais especificamente o financiamento público de campanha, um assunto que vem sendo debatido com muita força dentro do partido, além de ser uma proposta que mudará a concepção eleitoral do país.
Emidio de Souza destacou as transformações que aconteceram na cidade com o governo petista e afirmou que a maioria delas só foi possível graças às parcerias com o governo Federal. Citou obras e programas que realmente colocam nosso município como referência de desenvolvimento no Brasil, e ainda disse: “Não vamos parar por ai, temos ainda muita coisa para fazer”.
A exemplo do que vem fazendo em outras atividades, o companheiro João Paulo Cunha explicou que o debate sobre a reforma política esta bem adiantado entre os parlamentares, apesar de ainda existirem diversos pontos que precisam ser aprofundados e discutidos. Defendeu o voto no partido, com a lista pré-ordenada, onde o partido definirá seus candidatos e a ordem. Esse ponto ainda é muito delicado para a militância, porque existe certa insegurança no estabelecimento dos critérios e na montagem dessa futura lista. João Paulo afirmou que a lista dá a oportunidade de optar por companheiros com qualificação, garantindo melhores representantes no Legislativo, que irão apresentar e defender os projetos de seu partido com mais qualidade, responsabilidade e respeito ao voto do cidadão. O parlamentar finalizou dizendo que existe um outro projeto em tramitação que pretende extinguir a aliança entre partidos, para candidatos proporcionais, talvez a única novidade para o próximo período eleitoral.
Visando aprimorar o funcionamento e a democracia interna, o Partido dos Trabalhadores está realizando a reforma de seu estatuto. A partir de seis de junho a CEN (Comissão Executiva Nacional), colocará o anteprojeto para debate e receberá emendas de filiados e delegados.

O plenário lotado superou as expectativas e demonstrou que o PT Osasco esta muito forte e unido, elegendo 62 delegados para o encontro da Macrorregião. Essa delegação esta preparada para construir uma excelente proposta para o Partido e a sociedade.
Texto e fotos: Cintia Sales
Seticom PT Osasco
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário